quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Arte Marcial na vida contemporânea.


   Depois das armas de fogo, em sentido prático original, as artes marciais deveriam ter perdido a sua  importância. Então, por quais motivos ainda são praticadas e o que faz delas artes? Artes pela expressão física, noção de espaço, de ritmo e tempo, pela consciência do movimento e de anatomia. No entanto, qualquer forma de combate corpo a corpo, bem ou mal é capaz de desenvolver tais habilidades.
   As artes marciais se tornaram notórias no mundo moderno quando se percebeu que as decisões mais acertadas, tomadas em momentos de extremo estresse, vinham das pessoas ligadas a elas. Eram essas as  pessoas que não demonstravam medo, hesitação ou dúvida em momentos decisivos. Porém, há um aspecto a ser destacado que talvez lance luz sobre a diferença existente entre lutas e artes marciais.
   No tempo do Japão feudal controlado pelos xoguns, um destacado samurai de nome Daidoji Yuzan (1639-1730), escreveu um manual de conduta chamado Bushido; o código do samurai. Nesse livro ele descreveu como deveria se portar um samurai no convívio social: a cortesia, o cuidado com a higiene, com as ações e palavras, com as armas e habilidades, com a educação dos filhos e sua própria erudição, com o tratamento aos superiores e subalternos. Na mesma época, em 1645, um ronin ("homem que vaga") ou samurai sem mestre, chamado Miyamoto Musashi escreveu O Livro dos Cinco Anéis. Esse autor tornou-se célebre por desenvolver a luta com duas espadas, seu livro é tanto um manual de combate quanto de conduta, utilizado hoje como referência por artistas marciais e homens de negócio. Musashi se retirou para as montanhas aos 60 anos, após uma vida de batalhas para cuidar de sua "iluminação". Também foi um artista talentoso em pintura, escultura e literatura, conheceu e estudou várias profissões e várias artes marciais.
   Se é a ética um conjunto de regras e preceitos, de ordem valorativa e moral de um indivíduo, grupo ou sociedade, fica explícito o conceito por trás do escurecimento das faixas, seja no Judô, Jiu-jitsu, Karatê, etc... Aquele praticante, assim como sua faixa  ficando cada vez mais difícil de ser manchado. A cor preta da última faixa  deve incidir para o artista  marcial em uma vida digna, na vitória sobre o                 cotidiano que desvia do caminho. 

Referências:
Imagem: Mooko-Suenaga facing mongols 1293 
Yuzan, Daidoji: Bushido; o código do samurai. Séc. XVII.
Musashi, Miamoto: O Livro dos Cinco Anéis. 1645.

Nenhum comentário:

Postar um comentário