domingo, 6 de maio de 2012

JUST DO IT!


  JUST DO IT! 
Na mitologia grega, Nike ou Nice era a personificação da vitória, uma dama alada almejada por todos, de heróis a atletas. Na Antiguidade Clássica (séc. V aC.), Nike foi representada na mão direita de Atena, mostrando a divindade predileta dos gregos, deusa da sabedoria, da guerra justa e da estratégia, como portadora de todos os êxitos. A vitória na iconografia[1], suas transformações e permanências é o tema perseguido neste texto.
São Miguel, Juan de Espinal, 1780 
Os romanos chamaram Nike de Victória e a relacionaram a asas, por isso a águia como símbolo romano. Na crença popular medieval, Victória deu lugar aos anjos, seres alados portadores da revelação e da divina providência; em uma sociedade teocêntrica, onde a fé substituía a racionalidade como explicação para fatos e fenômenos, os anjos fizeram, e ainda fazem, o papel de guardiões e depositários da vitória sobre a maldade.
Hoje a divindade alada é o logotipo de uma das maiores marcas de esporte no mundo (Nike. Mar reg. EUA, 1972), o nome da marca e sua logo fazem referência à estátua  Vitória de Samotrácia[2], confeccionada entre 220 e 190 aC. na cidade de Rodes. É um mero traço esboçando a curva entre a asa esquerda, o tronco e a perna esquerda dessa estátua helênica[3].
O catálogo de obras do Museu do louvre descreve assim a obra que inspirou o logotipo: “Colocada na proa de uma galera, comemorava sem dúvida uma vitória naval [...] Sob o sopro do vento [...] as vestes molhadas colam-se ao corpo revelando as formas. A força, o ímpeto e o fôlego de vida que animam essa vitória fazem com que ela seja uma obra-prima da escultura.”
Horizontal e curvilíneo, pois originalmente pensado para compor tênis de corridas[4], esse símbolo simples e limpo foi concebido em 1971 por Carolyn Davidson[5], então uma designer iniciante a quem foi pago, na época, a quantia módica de 35 dólares. Tal símbolo parece ter o poder de fazer quem o veste apto a vencer uma competição esportiva. Nesse sentido, o marketing esportivo deve levar crédito. 
Porém, há também iconografia, a carga milenar de ideias que o símbolo carrega. Segundo essa premissa antropológica, acharemos uma vitória atraente seja ela entalhada, desenhada ou bordada. Ímpeto materializado!  


[1] Iconografia: s.f. Estudo dos assuntos representados nas obras de arte, de suas fontes e de seu significado.
[2] Há uma réplica em BH, no Parque Municipal, Centro.
[3] Helenismo: período da história da Grécia compreendido entre a morte de Alexandre o Grande,  323 aC     e a anexação da península grega por Roma em 146 aC. Caracterizou-se pela difusão da cultura grega nas áreas conquistadas por Alexandre e as  influências dessas culturas conquistadas por na arte grega.
[4] O swoosh foi criado a pedido do corredor Phil Knight e de seu treinador, Bill Bowerman, que pretendiam criar uma marca de tênis esportivo
[5] Carolyn Davidsonrecebeu 35 dólares na época. Hoje a Nike tem uma receita anual de 18 bilhões de dólares.  Em 1983, a designer recebeu um anel de diamante com o swoosh e ações da empresa.


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