domingo, 25 de março de 2012

Bernini e o Barroco


Bernini e o Barroco
Êxtase de Santa Teresa (1645-1652), Gian Lorenzo Bernini,
Igreja de Santa Maria della Vittoria, Roma. (à direita um detalhe da obra)


   
   A arte barroca é exageradamente dramática, toda a técnica das luzes, sombras e torções, tem foco na exaltação dos sentimentos para motivar a fé. O Barroco europeu esteve inserido em uma sociedade dividida; havia de um lado as igrejas protestantes, condenando as imagens religiosas e de outro, o Catolicismo, que tentava reafirmar sua tradição. Há de considerar que os cultos protestantes não eram executados em Latim, mas na língua pátria do fiel, assim como a bíblia, também traduzida para seu idioma. O cisma protestante com respeito às imagens nos cultos motivou o interesse dos fiéis dessas novas igrejas do pela alfabetização.
   Neste contexto, as imagens católicas assumiram uma atitude de êxtase espiritual. O Barroco do séc. XVII imprimiu empatia[1] nas imagens, já carregadas de mensagens desde a Idade Média e acrescentadas de classicismo[2],durante a Renascença. No Barroco dos países católicos, além de aprendidas e contempladas, as imagens sacras também foram sentidas. 
   Houve um artista italiano que representou essa mística exaltada de forma extremamente erótica, seu nome era Giovanni Lorenzo Bernini (1598-1680). Bernini entalhou em mármore dois êxtases religiosos. Pode-se divagar sobre como o Vaticano permitiu que estas imagens fossem exibidas em suas igrejas; talvez pela impotência ante a tanta beleza, ou plena consciência do apelo afetivo contido nas imagens e de como isso atrairia as pessoas, quem sabe os padres não soubessem identificar as expressões nos rostos de Santa Teresa de Ávila  e da beata  Ludovica Albertoni ?... Mas o escultor Bernini, este sabia, com certeza!

Êxtase da Beata Ludovica Albertoni e (detalhe) 1675. Igreja de São Francisco em Ripa, Roma.


[1] Empatia: s.f. Psicologia e Filosofia. Faculdade de perceber de que modo uma pessoa pensa ou sente. Fonte Dicionário Aurélio

[2] Feito à moda dos clássicos, gregos e romanos da antiguidade. Diz respeito ao pensamento filosófico e literário, tanto quanto às artes visuais (simetria, proporcionalidade, estudos anatômicos e de movimento). 

  


Nenhum comentário:

Postar um comentário