Êxtase de Santa Teresa (1645-1652), Gian Lorenzo Bernini,
Igreja de Santa
Maria della Vittoria, Roma. (à direita um detalhe da obra)
A arte barroca é exageradamente dramática, toda a técnica das luzes, sombras e torções, tem foco na exaltação dos sentimentos para motivar a fé. O Barroco europeu esteve inserido em uma sociedade dividida; havia de um lado as igrejas protestantes, condenando as imagens religiosas e de outro, o Catolicismo, que tentava reafirmar sua tradição. Há de considerar que os cultos protestantes não eram executados em Latim, mas na língua pátria do fiel, assim como a bíblia, também traduzida para seu idioma. O cisma protestante com respeito às imagens nos cultos motivou o interesse dos fiéis dessas novas igrejas do pela alfabetização.
Neste
contexto, as imagens católicas assumiram uma atitude de êxtase espiritual. O Barroco
do séc. XVII imprimiu empatia[1] nas imagens, já carregadas de mensagens desde a Idade Média e acrescentadas de classicismo[2],durante a Renascença. No Barroco dos países católicos, além de aprendidas e contempladas, as imagens sacras também foram sentidas.
Houve
um artista italiano que representou essa mística exaltada de forma
extremamente erótica, seu nome era Giovanni Lorenzo Bernini (1598-1680). Bernini entalhou em mármore dois êxtases religiosos. Pode-se divagar sobre como o Vaticano permitiu que estas imagens fossem exibidas em suas igrejas; talvez pela impotência ante a tanta beleza, ou plena consciência do apelo afetivo contido nas imagens e de como isso atrairia as pessoas, quem sabe os padres
não soubessem identificar as expressões nos rostos de Santa Teresa de Ávila e da beata
Ludovica Albertoni ?... Mas o escultor Bernini, este sabia, com certeza!
[1] Empatia: s.f. Psicologia e Filosofia. Faculdade de perceber de que modo uma pessoa pensa ou sente. Fonte Dicionário Aurélio
[2] Feito à moda dos clássicos,
gregos e romanos da antiguidade. Diz respeito ao pensamento filosófico e
literário, tanto quanto às artes visuais (simetria, proporcionalidade, estudos anatômicos
e de movimento).
Nenhum comentário:
Postar um comentário